domingo, 8 de agosto de 2010

CRECHE: UM ESPAÇO DE ALEGRIA

BRINCADEIRAS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS


Os professores e coordenadores da Creche Escolar Ulisses Guimarães, tentando resgatar a brincadeira no espaço escolar fizeram uma pesquisa de brincadeiras já conhecidas e que podiam estar presente na escola.


E aqui estão algumas brincadeiras:

  •  Caldeirão da Bruxa”
Como brincar A professora é a bruxa e vai fazendo gesto como se estivesse mexendo um caldeirão e com isso cantando a musica:


Tchica, tchica, tchica bum

Vou mexer meu caldeirão

Todo mundo vai virar... (diz então o nome de um animal que as crianças terão que imitar)

  •  A canoa virou
1. A canoa virou

Por deixar ela virar

Foi por causa de... (diz o nome de uma criança)

Que não soube remar


 
2. Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava a... (diz o nome da criança)

Lá do fundo do mar.



Como brincar: A roda gira e as crianças cantam a primeira parte e citam o nome de uma criança. Esta solta às mãos, vira de costa e dá a mão de novo. Elas continuam rodando e cantando a primeira parte até todas as crianças ficarem rodando viradas de costas. Depois cantam a segunda parte e vão dizendo, a cada vez, o nome de uma criança que agora se desvira e fica novamente de frente. Cantam e rodam até todas as crianças ficarem de frente.

  • A serpente

1. Essa é a história da serpente,

Que desceu do morro para procurar

Um pedaço do seu rabo.


2. E você é... E você é... E você é...

Um pedaço do meu rabão.


Como brincar: As crianças ficam em roda e uma delas, a serpente, vai para o centro. Cantam a cantiga e a roda vai girando. A criança que está no centro, à serpente, passeia dentro da roda. Na segunda parte ela para em frente de uma criança da roda e abre as pernas para que ela possa passar por baixo delas. Depois essa crianças que passou por baixo vai para as costas da serpente e segura na cintura dela. Recomeça a musica e a serpente, que está na frente, escolhe outra criança, a qual deverá passar por baixo das pernas das duas. E isso se repete até todas as crianças terem virado rabo da serpente.


  • Ciranda cirandinha

1. Ciranda cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia-volta

Volta e meia vamos dar.

2. O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou.


3. Por isso... (dizer o nome de uma criança)

Entre dentro desta roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá embora.


Como brincar: A roda começa girando para um lado. Quando a letra diz “vamos dar a meia volta”, gira para o outro. Quando diz “por isso dona...” diz o nome de uma criança que vai para o meio da roda, recita um verso e volta ao seu lugar na roda.



  •  Marcha soldado

1. Marcha soldado

Cabeça de papel

Se não marchar direito

Vai preso pro quartel

2. O quartel pegou fogo

O Francisco deu sinal

Acode, acode, acode

A bandeira nacional.


Como brincar: As crianças tanto podem cantar em roda de mãos dadas ou marchando ao ritmo da cantiga sem dar as mãos. A cada vez que cantam podem mudar o nome de Francisco dizendo o nome de uma das crianças que estão brincando.


 
  •  Batata quente
Como brincar: As crianças sentam em roda. A bola é a batata quente. As crianças vão cantando ema musica conhecida, por exemplo: “ciranda, cirandinha...” enquanto passam a batata quente de mão em mão. A um sinal do brinquedista param de cantar e quem estiver com a batata na mão paga uma prenda. Esta já deve ter sido combinada previamente com as crianças para ver se aceitam brincar assim.



  • Bola no balde
Como brincar: As crianças ficam em fila e têm que acertar a bola dentro do balde, lata ou pneu. Cada criança que joga vai para o final da fila para jogar de novo.


  • O gato e a bola
Como brincar: As crianças ficam na posição de cócoras, formam um círculo e no centro fica uma que será o gato, também de cócoras. Elas jogam a bola umas para as outras rolando rapidamente, cruzando o círculo. A que é o gato tentará apanhá-la e, quando conseguir, trocará de lugar com a criança que jogou a bola.

  •  Atravessar o rio
Como brincar: Colocar as cordas paralelas no chão, quase juntas. Contar uma mini-história de uma criança que quer atravessar o rio, mas como ele é fundo ela tem que pular por cima. Convidar as crianças para atravessar o rio. Aos poucos ir afastando a corda para aumentar a largura do rio.


 
  • Boliche
Como brincar: Arruma as garrafas. Convidar as crianças, uma de cada vez, a jogar a bola para tentar derrubar as garrafas, arremessadas pelo chão. A distancia depende da idade das crianças, para as menores ou que não estão acostumadas a jogar a distancia deve ser pequena para que tenham mais chance de acertar.

  • Tapete mágico
Como brincar: Colocar várias folhas de jornal abertas no chão que são os tapetes mágicos. As crianças, seguindo uma que foi escolhida para guia, saltitam ou correm, passando por cima dos tapetes mágicos, procurando não pisar neles. A um sinal do brinquedista todas param. As crianças que estiverem pisando nos tapetes mágicos vão ficar de fora torcendo pelas outras.

  • Cabra-cega

Como brincar: A brincadeiras é feita numa sala pequena e com poucos móveis para que as crianças não se machuquem. Uma criança fica de olhos cobertos por um lenço, a cabra-cega. Ela é girada pelas outras crianças e depois, dado um sinal, começa a procurar. Quem ela tocar ou agarrar deve ser a próxima cabra-cega.

  • Chicote queimado ou Peia quente
Como brincar: Fazer um chicotinho queimado, que pode ser um lenço, um pedaço de pano, de corda ou barbante grosso no qual se dá um nó. Uma criança é escolhida para esconder o chicotinho. As outras vão ficar de olhos fechados, no pique, enquanto ela esconde o chicotinho. Quando a criança acabar de esconder diz: “chicotinho queimado, cavalinho dourado!” então as outras vão procurar. Se uma criança estiver mais distante, a que escondeu o chicotinho fala: “Ta fria”. Se estiver mais perto ela dirá: “Tá quente”. Fala também: “está esquentando ou está esfriando” conforme as crianças se aproximem ou se distanciem do lugar onde ela escondeu o chicotinho. A criança que achar o chicotinho grita: “Esta fervendo”. E sai com ele correndo e tentado queimar as outras que vão para o pique onde não podem ser queimadas. A crianças que acho irá esconder o chicotinho.


  • Passa anel

Como brincar: As crianças ficam sentadas em roda com as mãos juntas em forma de concha. Uma criança é escolhida para passar o anel e vai passando, fingindo deixar cair na mão de cada criança. Somente uma criança vai receber o anel e não deve deixar que as outras vejam. Depois de passar umas duas vezes, a criança escolhida perguntará às outras: “com quem está o anel”? Quem adivinhar vai passar o anel.

  •  Amarelinha

Como brincar: fazer o desenho no chão. Cada criança escolhe sua pedrinha. A brincadeira começa com uma criança jogando a pedrinha na primeira casa e em seguida pulando ora num pé só, ora nos dois pés (nas casas que ficam lado a lado) em ordem crescente dos números das casas até atingir o céu. Não pode pisar na casa onde está a pedrinha, que deverá ser apanhada na volta. Quando erra ou queima (toca na linha), a criança pára e espera as outras pularem e depois recomeça de onde errou.


  • Caracol
Como brincar: No jogo do caracol, cada criança vai pulando num pé só em cada casa numerada até atingir o céu. As que estão esperando a vez de pular observam se a que está pulando comete erros: pisar na linha, apoiar os dois pés no chão fora do céu, saltar alguma casa. Dependendo da idade das crianças o caracol pode ter mais ou menos casas e as regras podem ser mais flexíveis.



  • Jogo da toca

Como brincar: Desenhar tocas no chão, que dêem para duas crianças ficarem dentro, em numero menor que o numero de crianças que vão brincar, para umas duas ficarem fora da toca, cantar ou colocar para tocar uma musica. As crianças vão ficar dançando em volta das tocas. Quando a musica parar, tentam entrar, no Maximo duas, em cada toca. As que não conseguem ficam fora e tentam entrar na próxima vez.


  • Batata fria
Como brincar: Uma criança é convidada a ficar na frente, distante cerca de uns 6 a 8 metros das outras que formam uma fileira. A escolhida fica de costas para as outras e fala alto e bem explicado: “Batatinha fria, um, dois, três”. Então, vira-se, de repente, para as outras. Enquanto ela está de costas, as outras crianças dão quantos passos puderem para frente. Mas quando a que está na frente se virar, todos devem parar de andar imediatamente. Voltam ao lugar de partida as crianças que forem vistas em movimento. A criança que comanda a brincadeira repete: “Batatinha fria, um, dois, três” até uma criança chegar e tocar suas costas enquanto ele fala. A criança que chegar primeiro no lugar da que está comandando a brincadeira assume o seu lugar.

  • Chefe mandou
Como brincar: Uma criança é escolhida para ser o chefe (pode ser também o brinquedista). As outras vão obedecer ao que o chefe mandar e combinam quantas vezes o chefe vai dar ordens.


  • Coelho sai da toca
Como brincar: Cada dupla de criança forma com as mãos dadas, uma toca protegendo uma terceira que ficará dentro da toca e será o coelho. As duplas se organizam em um circulo e, no centro dele ficarão dois ou três coelhos que ficarão sem toca. A um sinal dado, todos os coelhos deverão trocar de toca, enquanto os do centro aproveitarão a oportunidade para ocupar uma delas. E a brincadeira recomeça.

  • Elefante, que cor?

Como brincar: Uma criança é escolhida para ser o elefante. Ela vai ficar de costas para as outras, que vão perguntar: “Elefante, que cor”? ela escolhe uma cor qualquer, por exemplo: verde, e as outras crianças vão ter que procurar na sala alguma coisa desta cor e tocar com a mão. O elefante da cor que falou. Depois ele escolhe outra criança para ficar no seu lugar e a brincadeira recomeça.

  • Estátua

Como brincar: uma criança é escolhida para ser o artista. As outras, que vão virar estátuas, ficam todas em fila. A que é o artista vai puxar uma de cada vez pela mão e, quando soltar, ela faz uma pose e fica parada como estátua. Depois que todas viraram estátuas, o artista a que gostou mais e ela vai virar artista e a brincadeira recomeça.


  • Morto vivo

Como brincar: As crianças ficam caminhando à vontade e param bem afastadas uma das outras. O brinquedista vai falando as palavras: “morto ou vivo”. Quando falar: “morto” as crianças se deitam, quando falar: “vivo”, as crianças se levantam e ficam em pé. Ele repete algumas vezes. Quem não prestar atenção e não fizer o que foi comandado, paga uma prenda ou fica observando as outras, conforme as crianças tiverem combinado antes.



  • Serra, serra, serrador

Como brincar: Duas crianças ficam de frente e dão as mãos. Depois balançam os braços, indo e vindo, enquanto fala: “Serra, serra, serrador, serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou”? Uma das crianças diz um numero e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços. Repetem os giros até completar o numero falado.

  • Seu lobo está ai?
Como brincar: Uma criança é escolhida para ser o lobo e fica afastada das outras na sua casa. As outras vão andando na direção da sala enquanto cantam: “Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vê. Seu lobo ta aí?” a criança que é o lobo responde; “estou ocupado, tomando banho”. A cada vez que as crianças repetem a pergunta, a que faz de lobo responde que esta acupado por um motivo (se vestindo, calçando o sapato, penteando o cabelo). Quando seu lobo fica “pronto” e as crianças repetem a pergunta: “Seu lobo ta aí?”, o lobo diz: “sim” e sai correndo atrás delas. A que ele pegar vai ser o lobo.

  • Telefone sem fio

Como brincar: Dividir as crianças em dois grupos, que se sentam em fila. O brinquedista fala uma frase igual, bem baixinho, no ouvido de uma criança na ponta de Ca fila. Por exemplo: “o cachorro está latindo alto”. Essa criança vai falar para a outra, também bem baixinho. A ultima criança de cada fila vai falar a mensagem alto. Ganha o grupo que repetir a frase mais parecida com a que o brinquedista falou.


  • Pula-pula corda

Como Brincar: Duas crianças seguram a corda nas extremidades bem perto do chão. As outras crianças começam a saltar. À medida que saltam à corda deverá ir subindo. Será vencedor quem conseguir pular mais alto.


  • Pular Elástico

• Número de participante: entre 5 e 10

• Espaço: Praças, parques, pátios, calçadas.

• Desenvolvimento:

Formação: Implemento um elástico, em forma de uma grande liga. Duas crianças entram no elástico e o conservam estirado, na altura dos tornozelos, pernas afastadas (elásticos em linhas paralelas).

Uma criança pula sobre o elástico distendido, realizando uma série de provas.

Prova I - a) pular no lado 1, ficando com um pé dentro do paralelo e o outro fora: b) pular no lado 2, ficando com um pé dentro e o outro fora.

Desenho:

Prova II a) pular, pisando um pé sobre o elástico (lado 1) e o outro fora (lado 20; b) pular, pisando um pé sobre o elástico (lado 2) e o outro pé fora (lado 1).

Desenho: Prova III - “Triângulo”- a) O jogador que é o pulador toma lugar num dos lados, segurando o elástico com as duas pernas: pula, deixando só uma perna prendendo o elástico com as duas pernas: b) repete o mesmo movimento com o outro pé. Prova IV - “Dois triângulos”- pular, levando o elástico do lado 2 para frente (lado 1) com um pé, trazendo no calcanhar do outro pé o elástico do lado 1 para o 2.

Desenho:

Prova V _ “Xis” - a) a partir do lado 1, pular, colocando um ponto inicial: b) a partir do lado 1, pular, com os dois pés juntos de cada lado do “Xis” e saltar fora para o lado. 2: repetir o mesmo tipo de pulo, voltando ao lado 1.

Conforme acerto entre o grupo lúdico, a colocação do elástico pode subir até a barriga da perna.

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